Press Release

MAUS HÁBITOS RECEBE DESFILE DE MODA PFN


As propostas de 15 alunos, que representam 8 escolas de moda nacionais, irão desfilar no próximo dia 8 de Dezembro, pelas 16h00, no espaço de intervenção cultural Maus Hábitos, no Porto, com a cidade do Porto como pano de fundo, em mais uma edição do Concurso Novos Criadores PFN.

«Foram selecionados 15 jovens finalistas de design de moda, de 8 escolas, de ensino profissional ou de ensino superior, dado que esta iniciativa pretende ser inclusiva dando a oportunidade de mostrar o seu “ talento” a todos os perfis de estudantes de moda. Constitui ainda objetivo fundamental deste projeto promovido pela Associação Selectiva Moda a aproximação entre o ensino/ formação, os futuros designers de moda e a indústria têxtil nacional. A mostra deste ano, realiza-se no Espaço MAUS HÁBITOS, assumindo, um caráter intimista e despretensioso», explica Dolores Gouveia, coordenadora do projecto.

“Nova ordem” foi o mote dado aos novos criadores para a concepção das suas criações, numa altura em que conceitos como idade, género, identidade… espaço… estação são questionados, a proposta foi uma “Nova Ordem”, fluída e subjectiva. «O tema lançado para esta edição do Concurso Portuguese Fashion News (PFN) é Nova Ordem, traduzindo a reflexão e movimento que temos vindo a assistir no universo moda na direcção da mudança dos calendários de apresentação/ lançamento das colecções ajustando-os aos desejos dos consumidores, mas também, no que respeita à génese das propostas – sem estação, sem idade, sem género…», acrescenta Dolores Gouveia.

As criações dos 15 jovens designers serão avaliadas por um júri composto por 5 personalidades ligadas à área da moda nacional. São eles: 
  • Carolina Guimarães (jornalista T jornal e T digital);
  • Mafalda Fonseca (jovem designer de moda);
  • Noel Ferreira (A. Ferreira & Filhos);
  • Pedro Pedro (designer de moda);
  • Vera Deus (consultora de moda);

Os alunos finalistas de 8 escolas de moda portuguesas, terão nesta iniciativa a possibilidade de ver desfilar as suas criações num grande evento, confeccionadas com materiais disponibilizados por empresas portuguesas. O objectivo é estimular a criatividade e empreendedorismo dos jovens criadores e sensibilizar as empresas do sector têxtil para a actividade das escolas de moda e das constantes inovações e ideias que lá nascem.
 
O grande vencedor do concurso, inserido no projeto Portuguese Fashion News (PFN), promovido pela Associação Selectiva Moda, terá a possibilidade de desfilar uma colecção da sua autoria na próxima edição plataforma BLOOM do Portugal Fashion. Os 3 melhores coordenados estarão em exposição no próximo MODtissimo e 8 alunos selecionados irão ter um stand no Fórum de Novos Talentos, também no único salão da fileira têxtil e vestuário portuguesa, a decorrer entre os dias 15 e 16 de fevereiro, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.  
 
A 2ª edição de 2016 do Concurso Novos Criadores PFN é mais uma ação do projeto Portuguese Fashion News 2015-2017, promovido pela Selectiva Moda, que visa promover a internacionalização da área da Moda. O Portuguese Fashion News 2015-2017 é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, tendo um montante de apoio elegível de 2.136.665,89 €, dos quais 1.816.166,01 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.


 
PFN – O PROJECTO
Prioridade à moda Nacional!  
 





Logos