Press Release

PFN VOA ATÉ AO AEROPORTO DO PORTO


As criações de 16 alunos, que representam 11 escolas de moda nacionais, divididas em duas categorias, ensino superior politécnico e ensino técnico profissional, irão desfilar no próximo dia 21 de fevereiro, pelas 14h30, no Aeroporto do Porto, durante a realização do salão MODtissimo. A realização do desfile terá lugar no espaço MODExperience, no piso Chegadas, do Aeroporto do Porto.

“Upside Down” foi o desafio lançado aos jovens designers para a conceção dos seus coordenados. 

A selecção dos 16 jovens criadores, foi feita com base numa pré-apresentação dos seus portefólios, tendo como factores de avaliação a inovação na forma de trabalhar os materiais, criatividade e a apresentação das fichas técnicas e ilustrações. A atribuição da empresa têxtil a cada aluno foi feita através de sorteio. 

Para esta edição existem algumas alterações em termos de regulamento, nomeadamente a existência de duas categorias distintas, Categoria Ensino Técnico Profissional e Categoria Ensino Superior/Politécnico, sendo que serão seleccionados 4 vencedores por categoria. Para além disso, o júri do Concurso fará a sua apreciação apenas com informação sobre o nome do aluno e a empresa de tecidos, a escola a que pertence apenas será revelada na entrega de prémios. 

Os coordenados dos jovens designers serão avaliadas por um júri composto por 5 personalidades ligadas à área da moda nacional. São eles: 
 
Katty Xiomara (designer de moda);
Paulo Cravo (coordenador do Bloom/Portugal Fashion);
Teresa Marques Pereira (Brands Development Manager da Valérius Têxteis SA);
Helena Santos e Teresa Pimentel (directoras criativas da The Design);
 
Os vencedores do Concurso das duas categorias terão acesso a 1 desfile no evento BLOOM do Portugal Fashion e ser-lhe-á atribuído o valor monetário de 300 Euros, assim como a possibilidade de realizar um estágio de 1 mês numa empresa ligada à Moda. Para o segundo lugar, será atribuído o valor monetário de 200 Euros, ao 3º prémio será atribuído o valor monetário de 150 Euros e ao 4º prémio será atribuído o valor monetário de 100 Euros. Os 8 premiados poderão estar presentes com uma mini-coleção no Fórum Novos Talentos da próxima edição do salão MODtissimo.
 
A 1ª edição de 2018 do Concurso Novos Criadores PFN é mais uma uma ação do projeto Portuguese Fashion News 2018, promovido pela Selectiva Moda, que visa promover a internacionalização da área da Moda. O Portuguese Fashion News 2018 é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização e através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
 
PFN – O PROJECTO
Prioridade à moda Nacional!  
 





Logos