Notícias

ANA CAMPOS E MARIA GAUDÊNCIO VENCEM NOVOS CRIADORES PFN


Ana Campos, da Escola de Moda do Porto, e Maria Gaudêncio, da Faculdade de Arquitectura de Lisboa, foram as grandes vencedoras da 2ª edição de 2019 do Concurso Novos Criadores PFN. As duas jovens estilistas foram as mais votadas pelo júri na Categoria I e II, e destacaram-se pelo rigor técnico com que trabalharam os tecidos fornecidos, respectivamente, pela Model Malhas e pela Paulo de Oliveira.

O trabalho e a criatividade de 18 jovens designers, de 11 escolas de moda nacionais, estiveram em competição na última sexta-feira, num desfile marcado pela transformação do Mercado de Matosinhos numa grande passerelle. Perante uma audiência com cerca de 200 pessoas – de onde se destacava a presença de várias figuras da moda e dos têxteis nacionais – os finalistas do concurso apresentaram os seus coordenados, totalmente produzidos com tecidos de empresas nacionais.

Na categoria I, para jovens com menos de dois anos de formação, a Escola de Moda do Porto conquistou os três primeiros lugares. Ana Campos (na foto à esquerda) ficou em primeiro lugar, Débora Santos em segundo com malhas da A.Sampaio & Filhos, e Maria Nunes em terceiro com a JOAPS. Flávia José, da Cenatex, foi a quarta mais votada, com um coordenado produzido com tecidos da Gulbena.


Na categoria II, para estudante com mais de dois anos de formação, Maria Gaudêncio, (a receber o prémio na foto à esquerda), foi a eleita do júri, pelo seu coordenado produzido a partir de têxteis da Paulo de Oliveira. Em segundo lugar ficou Juliana Machado, da ESAD, com tecidos da Tintex, em terceiro Adriana Almeida, também da ESAD, com materiais da Teamstone e em quarto Daniela Carvalho, do Modatex, com materiais da Lemar.

A escolha dos vencedores coube ao júri  – constituído pelos designers Júlio Torcato e David Catalan, por Paulo Cravo, coordenador da plataforma Bloom, por Alexandra Oliveira, da marca Pé de Chumbo, por Paulo Gomes, representante da Câmara Municipal de Matosinhos, e por António Gonçalves, jornalista do T – que avaliou não só a criatividade e a arrojo estético de cada um dos coordenados, mas a capacidade técnica e a utilização adequada dos materiais cedidos pelas empresas. Para o concurso, cada uma das empresas forneceu seis metros de tecido para o trabalho dos jovens estilistas.

Para além do prémio Novos Criadores PFN, as duas vencedoras têm agora a oportunidade de apresentar o seu trabalho na plataforma Bloom, o espaço para jovens talentos do Portugal Fashion.

 

Premiados PFN – 2ª edição de 2019

Categoria I

1º Lugar – Ana Campos (Escola de Moda do Porto) / Model Malhas

2º Lugar – Débora Santos (Escola de Moda do Porto) / A.Sampaio

3º Lugar – Maria Nunes (Escola de Moda do Porto) / Joaps Malhas

4º Lugar – Flávia José (Cenatex) / Gulbena

 

Categoria II

1º Lugar – Maria Gaudêncio (FAUL) / Paulo de Oliveira

2º Lugar – Juliana Machado (ESAD) / Tintex

3º Lugar – Adriana Almeida (ESAD) / Teamstone

4º Lugar – Daniela Carvalho (Modatex) / Lemar





Logos